quinta-feira, outubro 24, 2013

Seja Luz

Seja Luz...

Olho para a minha direita e vejo um percurso longo e escuro. Ao virar-me para encarar a minha esquerda, não encontro surpresa alguma. Quando dois caminhos são iguais, torna-se difícil escolher um. No final de cada um deles, terá sempre a mesma coisa? Se a resposta fosse um "sim", estaríamos andando em círculo, até que nossos pés cansassem de andar e finalmente encontraríamos a "Luz". Não faria sentido algum viver dessa forma. Seria essa a resposta para o suicídio? Seus praticantes seriam as pessoas que encontraram essa resposta antes do que seria determinada "sua hora"? Embora seja uma ideia interessante, obrigo-me por razão, medo ou talvez birra, a não concordar com estes argumentos. Dessa forma, sou obrigado a formular novos conceitos para que continuemos a peregrinar. Se a minha direita vejo trevas, e a esquerda não há a menor diferenças, tomam-me o pensamento de que por ambos os caminhos encontrarei dificuldade. Vou vacilar, vou temer, vou cair. Mas se eu não estiver sozinho, serei erguido do chão. Se eu me machucar com a queda, cuidarão de mim. Se eu tropeçar, me seguraram. Serão as minhas “Luzes". Eis que encontrei, então, outra resposta para nosso enigma das sombras. Mas, caros filósofos, se a resposta fosse a dependência, por que nós seríamos os beneficiados? Haverá de receber gratidão aqueles que forem "Luz", ou seu destino é levarmo-nos a ela e perecer? Encontrei-me então em mais um beco sem saída. Mas, como todo bom filósofo, tomei-me por obrigação encontrar uma resposta que me fosse digna de uso. Se a minha direita tenho trevas, e a esquerda também, tomo-me a consciência do meu segundo pensamento: irei encontrar dificuldades, seja qual for o caminho escolhido. No entanto, a vida não deve girar em torno de mim mesmo, mas eu devo girar em torno de "vida". Nota-se que um viajante só tem mais chances de morrer em uma viagem do que um grupo. Desta forma, seguiremos também outra parte de meu segundo pensamento: não estarei sozinho. Eis que voltei a encontrar trevas em minha resposta. Como conseguirei chegar a "luz", mesmo em companhia? Só então encontrei minha resposta, caríssimos. Nada gira em torno de si, mas, cabe a ti girar em torno do mundo. Você deve se preocupar com a queda de quem estiver a seu lado, ajudado-o a se reerguer. Deverá atentar-se a estrada, para que não deixe seu amigo cair, e não caía também. O egoísmo que tomamos como fonte de nossas vidas, mesmo que involuntária e despercebidamente, é o que nos mantém longe da resposta. Formulada uma nova ideia, decidi peregrinar para qualquer um dos lados. Tomei-me a ideia de que tanto à direita, como a esquerda, me levaria ao mesmo lugar. Um círculo. Hora curto, hora longo, hora como deveria de ser para cada um. Mas então, basta estar em companhia para que recebamos a "Luz" no fim de nossa viagem? Se esta é a pergunta que bate em sua consciência, ainda não me compreendeu. Não importa o lado que seguir. Você precisa deixar o egoísmo de lado e se preocupar em ajudar e manter a proteção dos outros. Você, ao fazer isso, estará seguro e atento. Você será a "Luz". A recompensa que tanto sonhamos, não vem ao fim como "Luz". A recompensa, seja lá qual for e que seja de acordo com o que realmente merecemos, será concedida a quem soube "ser Luz". Seja forte. Seja bom. Seja quem for que adotar este pensamento: Seja Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário